27 jan

Férias na praia com crianças

cuidados-com-criancas-na-praia-4

Férias combinam com praia, mas para pais de crianças pequenas, todo o cuidado é pouco na hora de viajar com pequenos para o litoral. Algumas dicas e precauções são fundamentais para que a diversão seja completa.

 

Planejamos o ano inteiro com a sonhada férias de verão chegar, pesquisamos os melhores destinos e quando chega o sonhado momento de viajar, ficamos perdidos sem saber como cuidar dos filhos, principalmente os menores, quando chegarmos na praia.

Sem dúvidas, a praia é o destino mais amado e desejado por toda a família. Lá, é possível criar várias brincadeiras, deixar a imaginação fluir e contabilizar muitas histórias que serão contadas anos a fio, por várias gerações.

Mas, para muitos pais, a ideia de ir a praia com crianças pode gerar alguma preocupação extra, principalmente sobre os cuidados com a exposição ao sol e perder os pequenos de vista. E para ajudar a descomplicar o passeio, algumas dicas são fundamentais.

Antes de tudo: protetor solar!

2014_1_10_15_0_45_2293
Fonte: Google

Crianças pequenas têm a pele mais sensível e estão mais suscetíveis aos raios UVA e UVB. Abuse dos protetores e bloqueadores solares, com FPS mínimo de 40. Antes de aplicar o produto na criança, verifique se não apresenta reação alérgica experimentando em uma pequena área do corpo da criança. Antes de sair de casa, aplique o produto na criança e quando já estiver exposto ao sol, reaplique a cada duas horas ou quando a criança entrar na água.

Cuidado na hora de aplicar o produto: passar em todo o corpo do pequeno, inclusive pés, mãos e orelha. Evitar a área dos olhos, pois caso a criança entrar na água, o produto pode escorrer e entrar nos olhos, causando ardência.

Evitar os horários de maior incidência de raios solares, que compreende das 10hrs às 16hrs. E, mesmo em dias nublados, o uso do filtro solar se faz necessários, já que o mormaço também queima.

Lembrando que, bebês menores de 6 meses não podem usar filtros ou bloqueadores solares. Se for inevitável a exposição, o melhor a ser feito é manter na sombra, com roupas de algodão e chapéu, protegendo-o contra os raios solares.

Hidratação sempre!

cuidados-com-as-criancas-na-praia-3Fonte: Google

O sol quente e o calor da praia faz com que as crianças suem muito, perdendo líquido e eletrólitos, como sódio e potássio. Oferecer muito líquido, como água, água de coco e suco de frutas, é fundamental para garantir a hidratação. Evite refrigerantes. Mesmo que seu filho não peça, ofereça! Assim, estará garantido diversão para os pequenos e evitando maiores dores de cabeça.

 

Mantenha-os alimentados:

comida-na-praia-materia-viagem-1418327529779_615x300Fonte: Google

O ideal é levar de casa os alimentos a serem consumidos na praia. Dê preferencia a alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e sanduíches naturais. As frituras e e alimentos de vendedores ambulantes devem ser evitados, em razão de estar contaminados ou mal conservados, o que pode levar a uma intoxicação alimentar ou diarreia, estragando assim a sonhada férias da família. Então, nada melhor que preparar tudo antes, colocar em uma bolsa ou caixa térmica e curtir a praia sem maiores complicações.

Atenção na areia!

Crianças pequenas costumam colocar tudo o que vê pela frente na boca. Na praia, isso não muda. A areia oferece diversos perigos aos pequenos, pois pode conter fezes de animais e outros riscos. Os pais precisam estar alertos com os objetos encontrados na praia, como tampinhas e palitos de picolé. Todo cuidado é pouco. Um outro fator que precisa ser observado pelos pais é quanto à temperatura da areia, já que se estiver muito quente pode queimar a pele da criança. É preciso, ainda, proteger o ouvido dos pequenos, para que não entre areia fina e causar incômodos. Nesse caso, um chapéu é a melhor saída; além de deixar a criança fofa, ajudará a proteger dos efeitos solares.

Cuide, atentamente, das crianças!

Todo lugar onde há aglomerado de pessoas, todo o cuidado e atenção com as crianças é pouco. Na praia então, os cuidados devem ser maiores, já que há riscos da criança colocar objetos indevidos na boca, entrar no mar sozinha ou até mesmo se perder dos pais. Para isso, antes de chegar na praia, identificar os pequenos com pulseiras com identificação, com nome, nome dos pais e telefone de contato, é extremamente importante. Uma dica: dê um ponto de referência e peça para a criança sempre se lembrar (um quiosque ou placa). Isso facilita no caso de se perder, a localizar mais facilmente os pais.

1dc619e19da92d3d970357a58fd7014dFonte: Google

Há poucos dias, circulou pelas redes sociais uma técnica adotada nas praias Argentinas e que está começando a ser adotada nas praias brasileiras. Assim que um banhista encontra uma criança perdida na praia, ela a coloca em seus ombros (para ser facilmente vista pelas demais pessoas) e, com ajuda de outras pessoas ao redor, começa a bater palmas. O barulho certamente chamará a atenção dos pais, que estarão a procura da criança.

Mantenha os pequenos por perto:

Para os pais de babys que estão indo para a praia e não querem que eles tenham contato com a areia, a solução é levar uma piscininha. Funciona com os maiorzinho, quando os pais querem mante-los por perto. Basta enche-la com água doce e deixar que os pequenos se divirtam.

Check-list:

praia_06102014Fonte: Google

Alguns itens são indispensáveis na hora de arrumar a tralha e sair para a diversão na areia da praia. Vamos ver se está com tudo separado?

-Guarda-sol e cadeiras de praia (algumas praias disponibilizam o serviço de aluguel por período desses itens. Verifique se a praia que está indo tem esse serviço).
-Cangas e toalhas de praia.
-Toalha para as crianças.
-Roupa extra, com calcinha e cueca, para as crianças saírem da praia.
-Para os pequenos e babys, piscinas e boias infláveis.
-Sacos plásticos para o lixo que produzir na praia (preservar o meio ambiente sempre) e para roupas molhadas das crianças.
-Brinquedos para as crianças (mas apenas o necessário – não precisa levar a casa toda. Um baldinho, pá e algumas forminhas já será material suficiente para construir vários castelos de areia).
-Protetor solar, chapéu, roupas com proteção UV, óculos de sol… ou seja, tudo para deixar seu pequeno bem protegido dos raios solares.
-Muita água, suco de frutas e água de coco, e um lanchinho leve e frutas para todos.
-Documentos e celulares podem ficar dentro de sacos zip lock, que são vendidos em papelarias e supermercados, ficam protegidos da água e areia.
-Pulseira com identificação nas crianças.

Dica para marinheiros de primeira viagem nas praias:

Tem coisa pior que chegar no carro e ver a criança toda cheia de areia? Para tirar mais facilmente a areia da pele, use talco para bebês! Passe o talco onde está sujo de areia e depois retire. Quanto mais seca a areia estiver, melhor resultado terá!

Com essas dicas anotadas, muita disposição e a tralha toda preparada, basta embarcar rumo à alegria e deixar que o cheiro do mar e a brisa da maresia nos renove e garanta as melhores férias em família.


Esse post faz parte de um projeto muito legal que mães, amigas e blogueiras se uniram para trazer mais informações para vocês, que é a Blogagem Coletiva Materinsta. Para acompanhar mais postagens sobre esse mesmo tema, que valem muito a pena ser conferidos, basta clicar nos links abaixo para ser redirecionados. Nos acompanhe que tem muita informação e novidades.

Blog Mães Apaixonadas

Blog Trip Baby

Recém Mãe

Nossa São Gêmeos

Agora Somos Pais

Blog Mãe Literatura

Blog Da Vi e do Gui

Blog Mãe do Ano

Essa lista e essas dicas só vem pra acrescentar mais tranquilidade e comodidade para os pais na hora de decidir ir pra praia!! Achei a lista super completa e ótima pra ser seguida, até mesmo os cuidados que devemos ter na praia! Meu maior medo foi sempre em relação em perder ele de vista e com as ondas do mar!

Luciana Emely disse:

Ainda não fui com o pequeno para praia, mas tenho medo exatamente de perde-lo ou ele afogar. Bjos

tatiana disse:

Amei o seu post! Super completo e com muitas dicas essenciais. Verão tranquilo é muito legal!!!

Luciana Emely disse:

Curtir o verão com segurança é o melhor né? Beijos

Claudia disse:

Oi Lu!
Adorei seu post! Ficou bem completo e muito útil para mamães com crianças pequenas. Assim todos podem aproveitar muito
Muito legal
Estou adorando participar desta blogagem coletiva com vocês!
Bjks mil

Luciana Emely disse:

Que bom, fico extremamente feliz. Beijos

Pauleni Gomes disse:

Post completo gostei muito !!! A dica do talco é muito boa.

nossasaogemeos.blogspot.com.br

Bjs

Luciana Emely disse:

Sim, já pude experimentar e realmente funciona. kkkk

Tatiane disse:

Ótimo post! A iniciativa de bater palmas qd se encontrar uma criança perdida na praia é a melhor!

Luciana Emely disse:

Amei essa iniciativa também. bjos

Imagina chegar na praia, após meses de planejamento e ficar doente por causa de falta de cuidados pessoais ou passar sufoco à toa?? Que Roubada! Assim, dicas como usar sempre protetor é mais do que importante. cuidar da hidratação.. Adorei a postagem!

Luciana Emely disse:

Brigada Dri… cuidados e proteção sempre.

Fanny disse:

Não existe lugar que as crianças fiquem mais à vontade do que na praia. Para nós eh muito bom tb. Mas olho nas crianças o tempo todo, muito filtro solar e hidratação com bastante liquido sempre! Beijos

Luciana Emely disse:

Protetor solar sempre… não só na praia, mas diariamente

Deia Tomaz disse:

Super dicas!!
Realmente temos que ter atenção a esses detalhes para que não estragar as ferias

Luciana Emely disse:

E curtir ao máximo o tempo com os pequenos. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2014-2017 . Todos os direitos reservados ao Blog Recém Mãe| Design Por Luciana Emely