21 fev

Cuidados com os pequenos no carnaval

shutterstock_230473414

A festança mais esperada do ano já está acontecendo na maioria das cidades brasileiras. É muita folia, diversão, fantasias diferentes. Mas precisamos tomar cuidados redobrados com os pequenos durante os bailinhos de carnaval.

O Brasil é mundialmente conhecido pela imensa festa, cheia de ritmos e alegria, que é o carnaval. E é unanime todo gostarem: dos mais piquititos aos mais velhinhos. Todos amam pular e brincar.

Seja na rua ou em clubes, as crianças amam essa folia. São tantas crianças participando dessa festa que já tem até blocos infantis na maioria das cidades em que são tradição as festas de Carnaval. Eu tenho tantas recordações da minha infância em festas de carnaval, que quero proporcionar tudo isso ao meu pequeno (que já tem no sangue o espírito de festeiro).

Porém, certos cuidados precisam ser tomados para que a festa seja aproveitada ao máximo, sem nenhum contratempo.

-Cuidados para a criança não se perder: Seja em blocos ou em clubes onde esteja acontecendo a festa, é comum relato de pais que perderam seus filhos. Para que isso não ocorra, o melhor é escolher o local apropriado e com estrutura para receber crianças, como blocos infantis ou bailes para crianças. Pulseiras com identificação com nome, nome dos pais e telefone é fundamental. Além disso, procure saber antes sobre o local que irão festar. Verifique sobre a segurança do local, se há toda a certificação de segurança emitida pelo Corpo de Bombeiros e se há policiais e segurança no local. Um alerta muito importante: os pais não devem consumir bebidas alcoólicas durante a festança com os pequenos, pois precisam estar atentos aos movimentos da criança. Devem, ainda, avaliar se seu filho está seguro e se parece gostar da agitação, afinal, estão ali para se divertir.

Lembre-se: a segurança do seu filho deve sempre vir em primeiro lugar!

-Alimentação e cuidados específicos: O carnaval acontece na época mais quente do ano – o verão! Por isso, manter a criança bem hidratada, tomando muita água e suco, e uma alimentação mais leve e saudável, como frutas, é o mais recomendado. Tenha sempre uma reserva para caso a criança venha a sentir fome, evitando lanches e salgados vendidos nos blocos ou clube (dos quais não sabemos a procedência, podendo causar mal-estar no pequeno). Outro fator importante: por ser uma época em que a o mosquito Aedes Aegypti mais se reproduz, o uso de repelente é extremamente importante, evitando a transmissão de doenças como dengue e zika vírus. Se a farra for em blocos infantis de rua, não esqueça também de usar o protetor solar específico para crianças! Aplique a cada duas horas e, se for o caso, um chapéu ou boné para proteger do sol é necessário.

-Atenção ao calor: Não tem jeito – Carnaval é sinônimo de calor! Porém, quando se trata de crianças, todo cuidado é pouco quando se está exposto ao calor excessivo, pois pode causar insolação. Para identificar os sintomas de uma possível insolação, observe se a criança tem sede intensa, pulsação acelerada, tontura, vômitos e boca seca. Caso a criança apresentar esses sinais, dê o soro caseiro (uma colher de sopa de açúcar e uma meia colher de café de sal para cada 1 litro de água) e leve-a ao médico. Para evitar a exposição intensa ao calor, busque locais de sombra, com menos aglomerados de pessoas e ofereça muito liquido à criança.

-Respeite a rotina da criança: Apesar de serem cheias de energia, as crianças não têm a mesma resistência que nós adultos, sendo que os pais devem respeitar a rotina do seu filho. Respeitar os horários de soneca e alimentação é fundamental para que, tanto seu filho, quanto você tenha uma excelente festança. Afinal, não é legal deixar uma criança com sono e fome em razão de festas.

-Alegoria Fantasia e Maquiagem: Tem coisa mais linda que um picurrucho fantasiado? Acho muito linda uma criança de fantasia. Mas não sou eu apenas – muitos pais gostam de vestir os pequenos com fantasias lindas e originais, além de maquiar suas princesas para compor o look. Como as festas acontecem no verão e o calor ser intenso, as crianças podem passar mal e até mesmo desidratarem se as fantasias forem muito elaboradas. Tecidos que causem coceira ou algum tipo de irritação devem ser evitados. Para as maquiagens, prefira as que sejam a base de água e as próprias para crianças e testadas por dermatologistas, evitando exageros. Um alerta aos pais: cuidados com os confetes e serpentinas, que as crianças amam de paixão jogar umas nas outras! Cuidado com os olhos e oriente seu filho a nunca jogar no rosto do amiguinho!

.

Não importa quando seja: Carnaval ou qualquer outra época do ano! O importante é priorizar os cuidados com seu filho e curtir com segurança toda a alegria e magia dessa festança.

E, para vocês se inspirarem um pouco nessa magia que é o Carnaval, olha só essas fantasias fofas que eu achei?

9044ed17f76409e898dde949365933ce

.

97309fedd0b6ea733e7b2afaffe96105

.

d28561a6c398bebdeb90939bdc33b848

Fantasia fofa para fazer entre irmão

.

foto_1_mario_e_luigi

Inspiração mãe e filho

.

dvy83d6olpo4r6fflz5vqspme

Apaixonada nesse Buss e Woody

.

aab61d09fad1c5b56063dc1055dc0c27

.

568d9514844fbc2c19da21b3287a2dcc

.

19ab58ff5c2b434babd0592c82adba24

A famosa Lady Bugy com fantasia super fácil de fazer

.

9224fd0a689be7d2c2bcaf51cfdb3432

Quem disse que menina não se veste de super herói?

.

0f184f4bfde23faf62d66e9552d30c97


Esse post faz parte de um projeto muito legal que mães, amigas e blogueiras se uniram para trazer mais informações para vocês, que é a Blogagem Coletiva Materinsta. Para acompanhar mais postagens sobre esse mesmo tema, que valem muito a pena ser conferidos, basta clicar nos links abaixo para ser redirecionados. Nos acompanhe que tem muita informação e novidades.

Jaqueline @meumeninominhavida

Luciana @recemmae

Val @mamafante

Taty @blogtripbaby

Claudia @maeliteratura

Mari C @maedoano

unnamed

Adorei as dicas e as fotos uma mais fofa que a outra!

Luciana Emely disse:

Realmente as fantasias estão muito fofas.. Beijos

Regina disse:

Adorei as dicas e inspirações de fantasias👏👏👏

Ótimas dicas e fantasias lindas!!!!

Dicas muito boas pra qualquer evento que exija dos pequenos mais do que o costume!!
Amei as dicas de fantasia!

Luciana Emely disse:

Fiquei babando em todas tb! Beijos

É, às vezes queremos nos divertir e nos focamos tanto em gerar momentos de alegria para nossos filhos que esquecemos de alguns cuidados. Muito bom o post e as fotos no final são demais, hehehe…

Luciana Emely disse:

Realmente.. precisamos saber se eles estão bem e confortáveis. Beijos

Michele Gobbato disse:

Ótimas dicas, esses cuidados temos que ter em qualquer situação aonde tenha um grande número de pessoas
E as fantasias são demais

Bjs Mi Gobbato

Luciana Emely disse:

Verdade… não apenas no carnaval! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2014-2017 . Todos os direitos reservados ao Blog Recém Mãe| Design Por Luciana Emely